PEI é a abreviação de Plano de Ensino Individualizado.
Na prática, o PEI é um documento que tem sido utilizado como base para o planejamento e para a implementação de intervenções baseadas em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) junto a crianças com autismo ou outros transtornos do neurodesenvolvimento.
O PEI identifica todas as habilidades que serão ensinadas à criança ou à pessoa via intervenção baseada em ABA dentro de um certo período de tempo. O período de vigência do PEI é, em geral, de um ano, por exemplo, de 2024 a 2025.
Para que serve?
O PEI serve para formalizar, sistematizar e descrever as intervenções que serão realizadas pelos profissionais que atuarão diretamente nas intervenções.
Como o próprio nome já descreve, o PEI deve ser elaborado com base nas características individuais da criança ou da pessoa para a qual o documento é produzido.
Como elaborar?
Ao elaborar o PEI, o profissional deve, em primeiro lugar, conhecer a criança ou a pessoa, bem como a sua respectiva família.
Para isso, é importante que o profissional recorra a diferentes instrumentos e estratégias dentro de sua área de atuação. Alguns exemplos são: entrevista clínica inicial, observação direta da criança ou da pessoa, visitas domiciliares, escolares ou no ambiente de trabalho (se aplicável), entrevistas com terceiros e análise de documentos, dentre outros.
Com base nas informações coletadas, o profissional deve definir os objetivos de intervenção relevantes para a criança ou para a pessoa, considerando o número de horas de intervenção e o período de vigência do PEI.
É importante que a família acompanhe e participe de todo o processo, uma vez que um dos objetivos primordiais da ABA é a obtenção de mudanças observáveis e confiáveis em comportamentos socialmente relevantes para a pessoa que recebe as intervenções.
Por fim, o PEI é usualmente um documento de natureza multidisciplinar e, nesse caso, cabe à equipe responsável pelas intervenções compartilhar informações e estabelecer objetivos conjuntos para o trabalho.
REFERÊNCIAS
Baer, D. M., Wolf, M. M., & Risley, T. R. (1968). Some current dimensions of appliedbehavior analysis.
Journal of Applied Behavior Analysis, 1, 91-97.
Rêgo, E. (2018). E-book Plano Educacional Individualizado – PEI. Disponível em:https://www.yumpu.com/pt/document/view/61451917/ebook-plano-educacional-individualizado-pei