O que são problemas de comportamento?
São comportamentos inapropriados do ponto de vista social e que, além disso, podem trazer prejuízos à pessoa que os manifesta, bem como àqueles que estão à sua volta.
Como os problemas de comportamento podem se manifestar?
De maneira simples, os problemas de comportamento mais comuns incluem agressões da pessoa contra ela mesma ou contra terceiros, destruição de propriedade, ingestão de itens que não constituem alimentos (ex. cabelo, espuma, etc.), birras e desobediência.
Outros problemas de comportamento incluem desordens ou transtornos. Caso queira saber mais sobre esse assunto, sugerimos acessar esses links (nota: as informações estão no idioma inglês):
https://medlineplus.gov/childbehaviordisorders.htmlhttps://www.healthline.com/health/problem-behavior
Quais são as principais causas dos problemas de comportamento?
Alguns problemas de comportamento estão associados a transtornos psiquiátricos, uso de medicações ou condições orgânicas, como por exemplo, dores, febre, etc.
Outros problemas de comportamento podem ter natureza aprendida, porque proporcionam um ganho ou a redução de um desconforto. Por exemplo, a birra que tem como resultado a criança poder ter ou fazer o que quer ou as agressões que são evitadas deixando-se a pessoa agressiva livre de qualquer tarefa que ela precise realizar.
Existe relação entre problemas de comportamento e autismo?
Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), ou autismo, não necessariamente apresentam problemas de comportamento.
Apesar de que problemas de comportamento podem ser observados em pessoas com autismo, não é o diagnóstico que determina a manifestação deles.
Problemas de comportamento x Transtorno de Oposição Desafiante (TOD)
Apesar de problemas de comportamento poderem ser duradouros e estarem associados a múltiplos fatores, eles não devem ser confundidos com o TOD.
O TOD é um transtorno cujos sintomas principais são o humor irritável e o comportamento desafiante, que apresentam duração superior a seis meses, causam sofrimento e afetam clinicamente diversas áreas da vida da pessoa que apresenta esse transtorno. Além disso, os primeiros sintomas do TOD surgem nos primeiros anos da pré-escola e, raramente, na adolescência.
Fontes consultadas:
Associação Americana de Psiquiatria (2014). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. (5ª Ed.). Porto Alegre: Artmed.
Silva, R. A. (2022). Análise funcional no tratamento de problemas de comportamento de indivíduos com Transtorno do Espectro do Autismo. São Paulo: Editora GMétodo.